Objetivo: Fazer com que o aluno entenda e compreenda o texto e atribua
sentido através de leitura compartilhada.
Tempo
Previsto: 3 aulas.
Conteúdo/Tema: Estudo de vocábulos; foco narrativo; elementos da narrativa;
gênero textual.
Habilidades:
- levantar conhecimento prévio do aluno sobre o assunto;
- confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de
sentido criado antes ou durante a leitura;
-localizar ou construir o tema ou ideia principal;
-esclarecer palavras desconhecidas a partir de inferências;
-construir sentido global do texto.
Estratégia/Recursos: Leitura compartilhada a partir do texto entregue aos alunos
divididos em filipetas.
Avaliação:
-Identificar o
tema e a ideia principal;
-Identificar e
recuperar as informações literais;
-Sintetizar o
texto lido de modo coerente.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: DESCOBRINDO SENSAÇÕES.
TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO.
AUTOR: ANTÔNIO BARRETO.
PÚBLICO ALVO: 6º
ANO
QUESTÕES
PARA SEREM FEITAS ANTES DA LEITURA DO TEXTO:
QUESTÕES
|
CAPACIDADES
TEMATIZADAS
|
- Agora vou ler para vocês um texto que se intitula Meu primeiro
beijo. Com esse título, de que vocês acham que terá o texto?
- Mais uma informação: o texto foi escrito por Antonio Barreto.
Vocês sabem que tipo de texto ele costuma escrever? E que tipo de assunto
costuma abordar nesses textos? Vocês sabiam que ele escreve textos com humor?
Que tipo de personagens nós vamos encontrar nesses textos
|
- Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição;
checagem de hipóteses.
- Recuperação do contexto de produção de texto; definição de
finalidades da atividade da leitura.
|
QUESTÕES
PARA SEREM FEITAS DURANTE A LEITURA PROGRESSIVA DO TEXTO.
A cada pergunta feita e resposta dada, solicitar dos alunos que
justifiquem esta resposta apontando no texto trechos que permitam a ele
responder como fez. É importante focalizar os recursos linguísticos que
permitiram as inferências e antecipações realizadas.
Capacidade de leitura priorizada: realização de inferências e
antecipações; articulação entre trechos do texto para realização de
reconstrução de informação semântica.
MEU PRIMEIRO BEIJO
Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na
volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi
legal. Nem eu e nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme.
Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi
assim.
(PAUSA)
QUESTÕES
1- As
personagens tinham experiência no assunto?
2- O que
você espera de uma
personagem com o apelido de ”Cultura Inútil”?
3- O que ela
quis dizer com a expressão “Pode?”?
Capacidades
tematizadas: antecipação de informações, realização de inferências locais.
Continuando
a leitura
Não sei se
numa aula de Biologia ou de Química, o Cultara tinha me mandado um de seus
milhares de bilhetinhos:
“Você é a
glicose do meu metabolismo.
Te amo!
Paracelso”
(pausa )
QUESTÕES
1-Qual era a
estratégia utilizada pelo menino para tentar conquistar a menina? Ele era
insistente?
2- Porque ele
assina como Paracelso?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulação entre trechos do texto, de
modo a construir informações semânticas.
Continuando
a leitura
E assinou com
uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com
letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas
de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo
sem saber que tipo de lance ia rolar.
(pausa)
QUESTÕES
1-Qual a razão
para a personagem ter assinado o bilhete com uma letra tão minúscula?
2- A letra
minúscula despertou que tipo de reação na menina?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do
texto.
Continuando
a leitura
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra acompanhar até em casa. No ônibus, veio com
o seguinte papo:
-Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? – Fiz cara de
desentendida.
Mas ele continuou:
-Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome
cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. –Aí
ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus
perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água;o,7
mg de albumina; 0,18 g
de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo
menos 250 bactérias...
(Pausa)
QUESTÕES
1- O apelido
Cultura Inútil se encaixa adequadamente a personagem?
2- Todas as
informações que foram passadas a respeito do beijo contribuíram para que a
menina beijasse o garoto?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do
texto.
Continuando a leitura
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e , temendo, tirou
seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para
que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis
e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente.
Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração
ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força,
e então nos abraçamos de bocas caladas, por alguns segundos.
(Pausa)
QUESTÕES
1- Porque a
garota se refere ao menino como “bactéria falante”?
2- Diante das
atitudes tomadas pelo garoto, você acha que ele foi apressado? Como ele agiu?
3- O que
realmente impressionou a garota?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do
texto.
Continuando
a leitura
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já
tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio,
e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas
vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone
aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu
primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
(Pausa)
QUESTÕES
1-O
romance foi duradouro?
2-
Depois do beijo, o que mudou
na vida das personagens?
3- A
personagem realmente gostou do beijo?
Capacidades
tematizadas: realização de
inferências e articulações entre os trechos do texto a partir da identificação
de pistas que levaram à inadequação da resposta .
Questões
para serem feitas depois da leitura integral do texto
Questões
|
Capacidades Tematizadas
|
- Você
considera que o título esta adequado?Explique.
-Identifique
o tema e a ideia principal?
-Você gostou
do texto?
-Você
pretende ler outros textos deste autor?
-Gostaria de
ler outros textos com o mesmo tema?
- Com suas
palavras faça uma síntese do texto.
|
- redução de
informações semântica, por meio de generalização, identificando o tema/
assunto do texto;
- articulação
entre trechos do texto, reconstruindo informações semânticas;
- realização
de apreciação estética de recursos utilizados no texto.
|
Integrantes do grupo:
Cassia de Fatima Gonçalves
de Oliveira
Celia Regina Carvalho
Picinin
Ednalva de Aquino
Elaine Cristina Machado
Viol
Elisangela Santos
Buscarini
Paola Denise Mendes Araujo
Sonia Jesus Diomedesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário