SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM: “DESCOBRINDO SENSAÇÕES”
Objetivo: Fazer com que o aluno entenda e
compreenda o texto e atribua sentido ao texto através de leitura compartilhada.
Tempo Previsto: 3 aulas.
Conteúdo/Tema: Estudo de vocábulos; estudo do
foco narrativo; elementos da narrativa; gênero textual.
Habilidades:
-
levantar conhecimento prévio do aluno sobre o assunto;
-
confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de sentido criado antes
ou durante a leitura;
-localizar
ou construir o tema ou ideia principal;
-esclarecer
palavras desconhecidas a partir de inferências;
-construir
sentido global do texto.
Estratégia/Recursos:
Leitura compartilhada a partir do texto entregue aos alunos divididos em
filipetas.
Avaliação:
-Identificar o tema e a ideia
principal;
-Identificar e recuperar as
informações literais;
Sintetizar o texto lido de modo
coerente.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: DESCOBRINDO SENSAÇÕES.
TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO.
AUTOR: ANTÔNIO BARRETO.
PÚBLICO ALVO: 6º
ANO
QUESTÕES PARA SEREM
FEITAS ANTES DA LEITURA DO TEXTO:
QUESTÕES
|
CAPACIDADES
TEMATIZADAS
|
-
Agora vou ler para vocês um texto que se intitula Meu primeiro beijo. Com
esse título, de que vocês acham que terá o texto?
-
Mais uma informação: o texto foi escrito por Antonio Barreto. Vocês sabem que
tipo de texto ele costuma escrever? E que tipo de assunto costuma abordar
nesses textos? Vocês sabiam que ele escreve textos com humor? Que tipo de
personagens nós vamos encontrar nesses textos
|
-
Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de
hipóteses.
-
Recuperação do contexto de produção de texto; definição de finalidades da
atividade da leitura.
|
QUESTÕES PARA SEREM
FEEITAS DURANTE A LEITURA PPROGRESSIVA DO TEXTO.
A cada pergunta feita e resposta dada, solicitar dos alunos que
justifiquem esta resposta apontando no texto trechos que permitam a ele
responder como fez. É importante focalizar os recursos linguísticos que
permitiram as inferências e antecipações realizadas.
Capacidade de leitura priorizada: realização de inferências e
antecipações; articulação entre trechos do texto para realização de
reconstrução de informação semântica.
MEU
PRIMEIRO BEIJO
Antonio
Barreto
É
difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E
sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu e nem ele
sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse
assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim.
(PAUSA)
QUESTÕES
1- As personagens tinham
experiência no assunto?
2- O que você espera de uma personagem com o apelido
de ”Cultura Inúl til”?
3- O que ela quis dizer com a
expressão “Pode?”?
Capacidades
tematizadas: antecipação de informações, realização de inferências locais.
Continuando a leitura
Não sei se numa aula de
Biologia ou de Química, o Culta tinha m mandado um de seus milhares de
bilhetinhos:
“Você é a glicose do meu
metabolismo.
Te amo!
Paracelso”
(pausa
)
QUESTÕES
1-Qual era a estratégia
utilizada pelo menino para tentar conquistar a menina? Ele era
insistente?
2- Porque ele assina como
Paracelso?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulação entre trechos do texto, de
modo a construir informações semânticas.
Continuando a leitura
E assinou com uma letrinha
miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão
minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...
E também não sei porque: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que
tipo de lance ia rolar.
(pausa)
QUESTÕES
1-Qual a razão para a
personagem ter assinado o bilhete com uma letra tão minúscula?
2- A letra minúscula
despertou que tipo de reação na menina?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do
texto.
Continuando a leitura
No
dia seguinte, depois do inglês, pediu pra acompanhar até em casa. No ônibus, veio com
o seguinte papo:
-Um
beijo pode deixar a gente exausto, sabia? – Fiz cara de
desentendida.
Mas
ele continuou:
-Dependendo
do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e
acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. –Aí ele tomou coragem e
pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A
gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água;o,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias
orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250
bactérias...
(Pausa)
QUESTÕES
1- O apelido Cultura Inútil
se encaixa adequadamente a personagem?
2- Todas as informações que
ele passou a respeito do beijo contribuiu para que a menina beijasse o garoto?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do
texto.
Continuando
a leitura
Aí o
bactéria falante aproximou o rosto do meu e , temendo, tirou seus óculos, tirou
os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse
que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes.
E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a
pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus
lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos
abraçamos de bocas caladas, por alguns segundos.
(Pausa)
QUESTÕES
1- Porque a garota se refere
ao menino como “bactéria falante”?
2- Diante das atitudes
tomadas pelo garoto, você acha que ele foi apressado? Como ele agiu?
3- O que realmente impressionou
a garota?
Capacidades
tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do
texto.
Continuando a leitura
E de
repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto,
juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci,
cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos
apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e
voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram,
depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo.
Mas foi inesquecível!
(Pausa)
QUESTÕES
1-O romance foi duradouro?
2- Depois do beijo, o
que mudou na vida das
personagens?
3- A personagem realmente
gostou do beijo?
Capacidades
tematizadas: realização
de inferências e articulações entre os trechos do texto a partir a
identificação da pistas que levaram à inadequação da resposta .
Questões para serem
feitas depois da leitura integral do texto
Questões
|
Capacidades
Tematizadas
|
- Você considera que o
título esta adequado?Explique.
-Identifique o tema e a
ideia principal?
-Você gostou do texto?
-Você pretende ler outros
textos deste autor?
-Gostaria de ler outros
textos com o mesmo tema?
- Com suas palavras faça
uma síntese do texto.
|
- redução de informações
semântica, por meio de generalização, identificando o tema/ assunto do texto;
- articulação entre trechos
do texto, reconstruindo informações semânticas;
- realização de apreciação
estética de recursos utilizados no texto.
|
Integrantes do grupo:
Cassia de Fatima Gonçalves de Oliveira
Celia Regina Carvalho Picinin
Ednalva de Aquino
Elaine Cristina Machado Viol
Elisangela Santos Buscarini
Paola Denise Mendes Araujo
Sonia Jesus Diomedesse
Nenhum comentário:
Postar um comentário