sábado, 15 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - Viajando pela crônica.



Viajando pela crônica

Construção de uma Situação de Aprendizagem
 6º ano

                 Leitura do Texto: AVESTRUZ- Mario Prata
Público Alvo: 6º  ano
Tempo previsto:  06 aulas 
Conteúdos e temas:Traços característicos de crônica narrativa;síntese das capacidades de leitura com enfoque na Crônica; Gêneros e Progressão em expressão oral e escrita: Conceitos de Conotação e Denotação

Objetivos: Conhecer a estrutura do gênero crônica, explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.

Habilidades e Competências: Reconhecer as características narrativas dentro do gênero crônica; Identificar a linguagem conotativa e denotativa e figuras de linguagem: Ironia.

Estratégias: Trabalho lúdico com diversas mídias, apresentação de imagens, poemas, músicas etc.

Recursos: Texto escrito ou slide; Vídeo; Poema.

Avaliação: Produção coletiva de uma crônica escolhendo uma situação estranha do cotidiano a partir da crônica Avestruz. A construção colaborativa e individual  de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência modelar, que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.
                        
                             Antes da leitura
Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão

     Ativação do conhecimento prévio
Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização de conhecimentos:

a)      Você conhece um avestruz?
b)      Alguém já viu?
c)       Como você imagina que seja?
d)      Sabe como é?
e)      Descreva como é.

OBS.: A sequência das perguntas irá  depender das respostas que os alunos derem.Se alguma pergunta ficar sem resposta , o professor deverá antecipar esse conteúdo.

    Antecipação  de conteúdos ou propriedades do texto
     ( Levantamento de hipóteses)

       Apresentação do título:
a)      Apresente o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles acerca desse título para conferí-la  após ouvirem a crônica;
b)      Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?Você pode imaginar o cenário?


Durante a  leitura


     Checagem de hipóteses
1ª Leitura feita pelo professor ( texto impresso ou crônica digitada e apresentada no data show “AVESTRUZ”)

OBS.: Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.

 Localização de informações: Aqui o professor pode solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informações relevantes para buscar passagens essenciais e abandonar informações periféricas”.
Desse modo, é possível que os alunos localizem:
      a)       Vocabulário referente a Avestruz;
      b)       Descrição  e hábitos da ave.

Comparação de informações : Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
1. Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
2. Que animais são indicados para se ter como estimação?
3. Quais animais podem viver dentro de apartamento?

Produção de inferências locais. Deve-se levar o aluno a deduzir o sentido das  palavras ou siglas  desconhecidas ( Struthio Camelus Australis, TPM, abominável, atrofiadas, Floripa, Higienópolis etc)
OBS.: Pode-se construir com os alunos o hipertexto destas palavras.

Produção de inferências globais:  Chamar atenção para as pistas que o autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas.
1. Repetição da palavra avestruz o tempo todo;
2. Ironia ( o próprio uso de vocabulário avestruz, uma ave, aquele ser meio abominável,Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz)



APÓS A LEITURA

Generalização:
1. O que o autor pretendeu com esse texto? Ter uma avestruz como bicho de estimação: sim ou não?
2. Qual é a posição que o autor defende? E quais são os elementos que provam a sua posição?
3- O que ficou desse texto para você? O que pensa sobre ele?


Desenvolvimento das Capacidades de Apreciação e réplica do leitor em relação ao texto( interpretação , interação)

Trabalhar a ironia presente na crônica - “...E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM  é perigosíssima.”

Explorar com os alunos os termos TPM, menopausa, gigolô presentes no texto.



 Percepção de relações de intertextualidade: Nesse momento o leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas, retomadas, solicitação de pesquisas etc.

OBS.: Nesse momento poderá apresentar o material que pesquisou : links ,imagens, poemas, música, propaganda,reportagem em vídeo.

Sugestões de Intertextualidade

1.            Poema
O AVESTRUZ
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.

            Após a leitura do poema, fazer questionamento com os alunos-
1-    O que há de comum nesses dois textos?
2-    Onde você pensa que vive o avestruz do poema?
3-    O que o avestruz da crônica comia? E o avestruz do poema? O avestruz do poema também comia algo de estranho? O quê?

Sugestões de vídeos:

- Vídeo-   Filme -Os Pinguins do Papai: http://www.youtube.com/watch?v=dJpL7qde-Ug
- Vídeo propaganda/reportagem  Criação de avestruz em Sobral  https://www.youtube.com/watch?v=4v2cOIewwJ8

Percepção das relações de interdiscursividade
Levar em conta os discursos com os quais o texto dialoga. Pode ser através de uma referência, nota bibliográfica,

Ironia: “...E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave...Na hora de criar a avestruz, Deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros...Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo... Uma avestruz com TPM  é perigosíssima.”


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqzSXOzMF_SKQJW4eH3MPlhmrVRMmDDf5pbVml2fHweOqRZVw8k_xySoQf1VfRdNqusaJo6AUjFchBmyeuAHZKBM7R4DnNNXG1PVb1tkm2djns7vJvMleV1TpGf1xZ8d_UnzqbdG3y9Ck1/s1600/AVESTRUZ.jpg





 GRUPO: Elsa Maria Godoi
                Marta Regiane de Andrade Izidio
                Elenice Aparecida de Lima
                Meireluci Bargeri Rosa
                Cilmara Aparecida Amantini
                Cilene Baracat Magosso





Nenhum comentário:

Postar um comentário