quinta-feira, 13 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: “DESCOBRINDO SENSAÇÕES”
Objetivo: Fazer com que o aluno entenda e compreenda o texto e atribua sentido ao texto através de leitura compartilhada.
Tempo Previsto: 3 aulas.
Conteúdo/Tema: Estudo de vocábulos; estudo do foco narrativo; elementos da narrativa; gênero textual.
Habilidades:
 - levantar conhecimento prévio do aluno sobre o assunto;
- confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de sentido criado antes ou durante a leitura;
-localizar ou construir o tema ou ideia principal;
-esclarecer palavras desconhecidas a partir de inferências;
-construir sentido global do texto.
Estratégia/Recursos: Leitura compartilhada a partir do texto entregue aos alunos divididos em filipetas.
Avaliação:
-Identificar o tema e a ideia principal;
-Identificar e recuperar as informações literais;
Sintetizar o texto lido de modo coerente.







   
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: DESCOBRINDO SENSAÇÕES.
TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO.                                                                  
AUTOR: ANTÔNIO BARRETO.
PÚBLICO ALVO: 6º ANO                    
QUESTÕES PARA SEREM FEITAS ANTES DA LEITURA DO TEXTO:
QUESTÕES
CAPACIDADES TEMATIZADAS
- Agora vou ler para vocês um texto que se intitula Meu primeiro beijo. Com esse título, de que vocês acham que terá o texto?
- Mais uma informação: o texto foi escrito por Antonio Barreto. Vocês sabem que tipo de texto ele costuma escrever? E que tipo de assunto costuma abordar nesses textos? Vocês sabiam que ele escreve textos com humor? Que tipo de personagens nós vamos encontrar nesses textos
- Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
- Recuperação do contexto de produção de texto; definição de finalidades da atividade da leitura.


QUESTÕES PARA SEREM FEEITAS DURANTE A LEITURA PPROGRESSIVA DO TEXTO.
A cada pergunta feita e resposta dada, solicitar dos alunos que justifiquem esta resposta apontando no texto trechos que permitam a ele responder como fez. É importante focalizar os recursos linguísticos que permitiram as inferências e antecipações realizadas.
Capacidade de leitura priorizada: realização de inferências e antecipações; articulação entre trechos do texto para realização de reconstrução de informação semântica.

MEU PRIMEIRO BEIJO
Antonio Barreto

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu e nem ele sabíamos exatamente o que era “o beijo”. Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim.
(PAUSA)
QUESTÕES
1- As personagens tinham experiência no assunto?
2- O que você  espera de uma personagem com o apelido de ”Cultura Inúl til”?
3- O que ela quis dizer com a expressão “Pode?”?
Capacidades tematizadas: antecipação de informações, realização de inferências locais.
Continuando a leitura
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha m mandado um de seus milhares de bilhetinhos:
“Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo!
Paracelso”
(pausa )
QUESTÕES
1-Qual era a estratégia utilizada pelo menino para tentar conquistar a menina? Ele era insistente?       
2- Porque ele assina como Paracelso?
Capacidades tematizadas: realização de inferências e articulação entre trechos do texto, de modo a construir informações semânticas.
Continuando a leitura
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei porque: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
(pausa)
QUESTÕES
1-Qual a razão para a personagem ter assinado o bilhete com uma letra tão minúscula?
2- A letra minúscula despertou que tipo de reação na menina?
Capacidades tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do texto.
Continuando a leitura
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
-Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? – Fiz cara de desentendida.                                                                                        
 Mas ele continuou:
-Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. –Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água;o,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
(Pausa)
QUESTÕES
1- O apelido Cultura Inútil se encaixa adequadamente a personagem?
2- Todas as informações que ele passou a respeito do beijo contribuiu para que a menina beijasse o garoto?
Capacidades tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do texto.
Continuando a leitura
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e , temendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas caladas, por alguns segundos.
(Pausa)
QUESTÕES
1- Porque a garota se refere ao menino como “bactéria falante”?
2- Diante das atitudes tomadas pelo garoto, você acha que ele foi apressado? Como ele agiu?
3- O que realmente impressionou a garota?
Capacidades tematizadas: realização de inferências e articulações entre os trechos do texto.
Continuando a leitura
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram... e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
(Pausa)
QUESTÕES
1-O romance  foi duradouro?
 2- Depois do beijo, o que  mudou na vida das personagens?
3- A personagem realmente gostou do beijo?
Capacidades tematizadas:  realização de inferências e articulações entre os trechos do texto a partir a identificação da pistas que levaram à inadequação da resposta .




Questões para serem feitas depois da leitura integral do texto
Questões
Capacidades Tematizadas
- Você considera que o título esta adequado?Explique.
-Identifique o tema e a ideia principal?
-Você gostou do texto?
-Você pretende ler outros textos deste autor?
-Gostaria de ler outros textos com omesmo tema?
- Com suas palavras faça uma síntese do texto.
-redução de informações semântica, por meio de generalização, identificando o tema/ assunto do texto;
-articulação entre trechos do texto, reconstruindo informação semânticas;
-realização de apreciação estética de recursos utilizados no texto.
                                                             
Nomes dos integrantes:
Cassia de Fatima Gonçalves de Oliveira
Celia Regina Carvalho Picinin
Ednalva de Aquino
Elaine Cristina Machado Viol
Elisangela Santos Buscarini
Paola Denise Mendes Araujo
Sonia Jesus Diomedesse








Nenhum comentário:

Postar um comentário